APAE Jaru ganha na fase nacional do XI Festival Nacional Nossa Arte em Manaus

Manaus sediou, no período de 19 a 21 de novembro, o XI Festival Nacional Nossa Arte, promovido pela Federação Nacional das Apaes.

O evento reuniu cerca de 1.100 alunos artistas de 23 delegações de todo o Brasil em apresentações de dança, música e exposições de trabalhos de Artes Visuais, Artes Literárias e Artesanato. Em paralelo, também será realizado o 4º Encontro Nacional de Autodefensores.

A APAE de Jaru ganhou em primeiro lugar no gênero folclore e trouxe para nossa cidade reconhecimento e muita alegria aos demais alunos que não puderam ir prestigiar o evento.

Na ultima quarta-feira (27) os integrantes de dançarinos que participaram do concurso foram recebidos na cidade com uma carreata com escolta da Policia Militar, Corpo de Bombeiros, DETRAN com a equipe “Cavalo de Aço” além do GENTRAM, funcionários, alunos e voluntários.

O Festival, que está em sua 11° edição, tem como objetivo a inclusão de artistas com deficiência intelectual e múltipla atendidos pela Apae. “O festival é uma forma de tornar o mundo das artes acessível a essas pessoas, o que é importante para o desenvolvimento pessoal por meio do estímulo a aprendizagem”, explica o presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), José Turozi.

A preparação para o Festival, que acontece a cada três anos, é intensa. Cada delegação realiza seu Festival Estadual Nossa Arte, onde são selecionados os trabalhos. A partir de então os artistas se dedicam para apresentarem o melhor projeto no Festival Nacional. “O resultado é um show de beleza e superação”, conta Turozi.

A Apae é considerada o maior movimento social do mundo em sua área de atuação. Em todo o país, mais de 700 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla são assistidas pelas mais de 2.216 Apaes e coirmãs filiadas.

A entidade tem o trabalho voltado para a promoção de saúde, inclusão escolar e cultural, além de apoio às famílias das pessoas com deficiência.

Por Redação J1 Notícia

Comentários no Facebook