Jovem morre de choque tóxico por causa de absorvente interno

Jovem morre de choque tóxico por causa de absorvente interno.

Por conta de um choque tóxico desencadeado por um absorvente interno, uma adolescente belga de apenas 17 anos morreu. Diagnosticada com um problema gastrointestinal, os médicos só descobriram a verdadeira causa dos sintomas quando já não havia tempo hábil para salvá-la. Entre a hospitalização e o óbito foram, apenas, 48h.

Jovem morre de choque tóxico por causa de absorvente interno

Na segunda-feira (06/01/2020), depois de retornar de uma prática esportiva, Maëlle Hennuy começou a apresentar febre, vômitos e diarreia. Laurence Hennuy, a mãe da adolescente, ligou para o médico da família, que a diagnosticou com uma gripe gastro-intestinal. No dia seguinte, a temperatura continuou alta e, à noite, ela não conseguia mais levantar da cama por conta de vertigens.

“Aferi a pressão dela e estava, infelizmente, a 5 por 3. Chamamos uma ambulância que também a diagnosticou com gripe gastro-intestinal e a levou para o hospital, onde ela recebeu o mesmo diagnóstico e mais o de uma desidratação severa”, contou a mulher em entrevista ao portal belga RTL Info. Depois de cinco horas de tratamento, a moça foi transferida para uma unidade médica de cuidados intensivos.

Lá, Maëlle foi imediatamente diagnosticada com a síndrome do choque tóxico, que teria sido causada por um absorvente interno. “Ela foi cuidada de maneira excelente mas, infelizmente, não havia mais nada a fazer. Um dia depois, Maëlle morreu”, conta a mãe.

A mulher relata, ainda, que sempre orientou a filha sobre os perigos do absorvente interno e queixou-se de que o caso teria sido solucionado mais cedo se algum dos profissionais tivesse relacionado o problema ao uso do produto.

O que é
Descrita pela primeira vez em 1978, a síndrome do choque tóxico é uma doença rara, que pode atingir ambos os sexos e é causada pelas toxinas de bactérias Gram-positivas, em especial a Staphylococcus aureus. Esse tipo de bactéria existe em áreas de mucosas, como a vagina, mas, ao entrar na corrente sanguínea de um paciente, pode desencadear uma série de reações graves, como insuficiência renal aguda e morte.

A troca de absorventes internos deve ocorrer no intervalo de 2 a 4 horas, dependendo da intensidade do fluxo. Quando o sangue fica acumulado no dispositivo por muito tempo (mais de 6 horas), ele se torna um meio favorável para a proliferação das bactérias.

Jovem morre de choque tóxico por causa de absorvente interno. Você pode acompanhar mais noticias em nossa página no facebook, acesse clique aqui.  E agora também pode receber noticias pelo Instagram clique aqui

Fonte: noticiasaominuto

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.