Escola Agrícola de Jaru promove feira de incentivo à produção de alimentos orgânicos

Além de alimentos orgânicos autossustentáveis a feira abordou outros temas, confira.

 

 

 
Cultivo de Alimentos Orgânicos
A Escola Família Agrícola Don Antônio Passamai de Jaru realizou na ultima quarta-feira (10/10/2018) uma feira com a intenção de mostrar aos alunos e a população a importância e os benefícios tragos com esses tipos de alimentos. Além de orgânicos toda produção da escola é autossustentável, sendo retirado da própria escola materiais usados na produção como adubos e mão de obra.
O cultivo de alimentos orgânicos consiste em um sistema de produção agrícola que não utiliza agrotóxicos, aditivos químicos ou sementes geneticamente modificadas, o cultivo dos alimentos orgânicos busca manusear de forma equilibrada, através de métodos naturais de adubação e de controle de pragas, o solo e os demais recursos naturais.
Segundo Elisandro Campos responsável pela organização da feira e da banca de apresentação dos alimentos saudáveis com o primeiro ano e com o terceiro ano a exposição e classificação dos frutos e folhas de plantas medicinais os benefícios vão além da própria saúde dos consumidores finais.
“Respeita o meio ambiente, solo, planta, microrganismos e Macro organismos interagem na conservação do solo, a perpetuação das espécies onde plantas e organismos companheiros agem no controle biológico assim, a saúde humana é preservada.”
 
História da Região
Edimar Pereira Neves professor de história juntamente com os alunos abordou a evolução das ferramentas usadas em diferentes áreas com o passar do tempo e um pouco do passado da nossa região com alguns utensílios usados mais de 14 mil anos atrás entre eles pedras, lanças, redes e esteira de taboa planta típica da região e Livros da época da Construção das Linhas Telegráficas de Mato Grosso ao Amazonas, um relatório sobre a construção das linhas telegráficas do ano de 1915, e um estudo de Paleontologia, Etnobotânica da regiãosegundo informações esse exemplar seria um dos se não ultimo disponível após o incêndio do Museu Nacional.
 
Condições do Solo

Francisco de Assis dos Santos Antunes e seus alunos demonstraram um experimento sobre Erosão Laminar com o terceiro ano, onde Era nítida a diferença do solo com 

cobertura vegetal e sem cobertura sofre com o impacto da ação das gotas da água das chuvas carreando a matéria orgânica. Matemática e Física
Professor Danlei Preato organizou a confecção e o lançamento de foguetes de ar comprimido e de bicarbonato de sódio e vinagre.
A organização da feira contou com a participação dos funcionários:
Francisco de Assis na área técnica.
Danlei Preato em matemática e física.

Elisando Campos em biologia, agroindústria familiar, cooperativa e empreendedorismo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Fonte: Alexandre Costa/PortalP1

Comentários no Facebook